Pular para o conteúdo principal

Petrobras conclui obras de preservação das ruínas do Convento São Boaventura.

No final de setembro (2015), a Petrobrás concluiu as obras de consolidação das ruínas do Convento São Boaventura. 

Construído em 1660, o local abrigava a Ordem Franciscana do Brasil, mas foi abandonado após sucessivas epidemias de febre amarela, malária e tifo, que devastaram a região no início do século XIX. Hoje, passados mais de 300 anos, as ruínas constituem uma significativa herança cultural para o município de Itaboraí e o Leste Fluminense, encontrando-se localizadas dentro da área do Comperj.

Imagem / Fonte: Comperj Informa
Devido à sua grande importância histórica, foram realizadas, desde maio de 2014, um processo de consolidação da arquitetura do convento, como forma de evitar a continuidade de seu arruinamento e de garantir que as novas gerações tenham acesso a esse patrimônio.

Com a duração de 493 dias, as obras geraram vagas de emprego diretas e indiretas. As ruínas do Convento São Boaventura são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e também pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

Postagens mais visitadas deste blog

Itaboraí tem praia?

Essa é a dúvida de muita gente que não conhece a cidade. Afinal, Itaboraí tem praia ? Bom, não farei rodeios. Não, Itaboraí não tem praia.

Personalidades de Itaboraí

4 personagens reais da história brasileira que todo itaboraiense deve conhecer  : 1. Joaquim Manuel de Macedo (Itaboraí, 24/06/1820 — Rio de Janeiro, 11/04/1882): m édico, jornalista, político, professor, romancista, poeta, teatrólogo e memorialista. É o patrono da cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras. Foi professor de Geografia e História do Brasil no Colégio Pedro II. Abandonou a medicina e criou uma forte ligação com Dom Pedro II e com a Família Imperial Brasileira, chegando a ser preceptor e professor dos filhos da Princesa Isabel.

Luciano Huck em Itaboraí

O apresentador da TV Globo esteve na nossa cidade Nessa quarta-feira (17), o global visitou a nossa cidade para gravar o quadro Um por todos e todos por um com a atleta Iris Tang Sing, moradora de Porto das Caixas e uma das maiores promessas de medalhas do Taekwondo, nas Olimpiadas do Rio 2016.